RD INVESTIMENTOS

Ações e Futuro

O que são ações?

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário. Ser sócio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens. Um exemplo disso é que enquanto a entrada ou saída na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrático de alterações de contratos sociais, comprar ou vender uma ação de uma empresa listada em bolsa é um ato feito eletronicamente com poucos clicks. A liquidez do mercado acionário também permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente, a qualquer momento.

 

Investindo em ações

Investir em ações é uma opção que pode contribuir para a diversificação de uma carteira de investimentos, mas é fundamental estar ciente dos riscos envolvidos. A volatilidade do mercado é uma característica intrínseca desse tipo de investimento, o que significa que os preços das ações podem oscilar significativamente em curtos períodos. Isso pode resultar em perdas, especialmente se o investidor não estiver preparado para lidar com as flutuações ou se precisar vender as ações em momentos desfavoráveis. No entanto, com uma assessoria adequada e uma estratégia bem definida, as ações podem se tornar parte de uma carteira equilibrada. Investidores de longo prazo costumam focar em empresas com fundamentos sólidos, como lucros consistentes e gestão eficiente, buscando aproveitar possíveis valorizações ao longo do tempo. Por outro lado, investidores com perfil mais agressivo podem explorar oportunidades de curto prazo, utilizando ferramentas como Análise Técnica ou Tape Reading, embora essa abordagem amplie os riscos..

É importante ressaltar que o investimento em ações não oferece garantias de retorno e está sujeito a fatores externos, como mudanças econômicas e políticas. Por isso, a diversificação e uma assessoria especializada são essenciais para minimizar riscos e tomar decisões mais informadas. Quando bem assessorado e alinhado ao perfil do investidor, esse produto pode ser uma alternativa para compor uma carteira diversificada, desde que se tenha clareza sobre os riscos e a possibilidade de perdas.

Como escolher uma ação?

Existem uma série de técnicas e metodologias que você poderá utilizar. Dentre as mais famosas estão a Análise Fundamentalista, que olha as perspectivas para o médio e longo prazos procurando identificar o potencial de crescimento de lucros futuros, a Análise Técnica analisa o comportamento de preços com base em estudos gráficos, com intuito de prever o preço futuro da ação a Análise Tape Reading, que atua no curtíssimo prazo, realizando às vezes mais de uma operação dentro de um minuto, para capturar micro movimentos de preço dos ativos mediante análise do comportamento momentâneo dos investidores.

Como compro uma ação?

Comprar uma ação na XP é muito simples. O primeiro passo é você abrir gratuitamente uma conta clicando aqui. Feito isso, basta escolher uma de nossas plataformas de negociação, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil, podendo comprá-las e vendê-las de forma muito simples. Você pode utilizar o nosso Home Broker, que é uma plataforma web, o nosso aplicativo XP Mobile ou nossa plataforma desktop XP Pro, todas elas gratuitas.


Referência: https://www.xpi.com.br